Bioma

O projeto Bioma é dedicado ao cultivo de especies nativas para atrair e alimentar pássaros e outros animais silvestres. 

O objetivo é que animais como o primata muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) e aves como o araçari-poca (Selenidera maculirostris)  encontrem  nesse local refúgio e alimentação, para que não necessitem buscar alimentos em áreas urbanizadas, onde  poderiam ser novamente capturados e traficados.

O Muriqui-do-sul é considerado um grande reflorestador para mais de 60 espécies de árvores do Bioma Mata Atlântica. As sementes do palmito-juçara são dispersadas por mais de 70 espécies de aves que têm nesse fruto um de seus principais alimentos. A preservação de animais como os Muriquis e aves, é fundamental para manter a biodiversidade, a variabilidade genética da floresta e a sustentabilidade da região.

Já plantamos mais de 500  árvores como Embaúbas, Ingás, Canelas, Pitangas, Araçás, Goiabas, Aroeiras, Grumichamas, Miconias, Tapias e outras especies que proporcionam uma diversidade importante para o equilíbrio alimentar. 

Nos últimos 20 anos já foram plantadas milhares de mudas de palmito-juçara em diversos pontos do sítio e de seu entorno, tornando possível restabelecer uma das  maiores concentrações dessa palmeira de todo litoral, inclusive em áreas que já estavam antropizadas para o plantio de gengibre e inhame.

 

Estudo Ambiental 2021

Visando gerar conhecimento  e embasamento técnico para maior proteção da região, o CEEPAM apoiou um grupo de  biólogos para a realização de um estudo ambiental, que detalha a biodiversidade do local e de seu entorno.

Foram identificadas espécies ainda sem registro de ocorrência na região e mais de 60 espécies que encontram-se em listas de animais ameaçados de extinção. 

Resultado

Estudo Ambiental

1030 espécies de plantas

112 espécies de mamíferos

496 espécies de aves

84 espécies de répteis 

76 espécies de anfíbios 

36 espécies de peixes

Os resultados demonstram o impacto positivo do trabalho de preservação já realizado, bem como nos motivam a intensificar nossas atividades.

Perereca-da-serra do mar 

 

Bokkermanohyla circudata 

 

Pererequinha-de-vidro

Vitreorana uranoscopa 

Pererequinha-do-litoral

Scinax littorallis

Cobra-cipó

Chironius sp

Muriqui-do-Sul
Muriqui-do-sul por Miguel Nema
As imagens progressivas do google entre 1985 e 2020 demonstram a recuperação da floresta paludosa, matas ciliares e floresta ombrófila densa no entorno do CEEPAM – Sítio do Jacu.
1980 Area desmatada entorno do Sítio do Jacu, CEEPAM.
2021 Area recuperada entorno do Sítio do Jacu, CEEPAM.